Na natureza, vive exclusivamente na Austrália, por este motivo é considerado um símbolo nacional deste país.
Canguru, Em um idioma australiano, significa "não sei"
Habitat
Na Era Secundária, os cangurus abundavam na Eurásia, mas hoje, seu habitat restringe-se à Austrália (na Oceania) e suas proximidades.
Os cangurus podem chegar a uma velocidade de 20 a 30 km/h.
Os cangurus pertencem à Ordem Diprotodontia.
O nome científico da família é Macropodidae, que significa "de pés grandes".
Características dos cangurus
Entre as maiores espécies, o macho atinge a altura de 1,5 m, e a fêmea é de menor estatura.Todos os membros desse grupo distinguem-se pela presença na fêmea de uma bolsa marsupial aberta na frente, com quatro tetas no interior, das quais duas dão leite continuamente.
Os cangurus tem as orelhas grandes e móveis, as patas posteriores longas e robustas e as extremidades anteriores curtas.
A cauda é grande e musculosa e o animal costuma usá-la como apoio quando caminha ou está sentado ou, ainda, como instrumento de equilíbrio quando salta.
A cauda é grande e musculosa e o animal costuma usá-la como apoio quando caminha ou está sentado ou, ainda, como instrumento de equilíbrio quando salta.
Os cangurus andam aos saltos, que podem atingir oito metros de extensão.
As pernas do bicho são bem compridas e os braços são curtos. Se parecem com coelhos por causa de seus pulos.
Mas parecem também cachorros de cabeça pequena e rabo muito grande, que ficam sempre de pé.
A cor dos cangurus é de um bege acinzentado.
Os cangurus têm diversos nomes científicos, mas os mais comuns são Macropus rufus (canguru vermelho) e Macropus giganteus (canguru cinza).
Reprodução
Os mamíferos marsupiais, como o canguru, dão à luz filhotes imaturos, que completam seu desenvolvimento dentro da bolsa materna.
As fêmeas não produzem placenta, uma membrana que envolve o feto, protegendo-o e nutrindo-o. Os fetos de marsupiais ainda não nascidos absorvem todo seu alimento na parede do útero.
Antes de dar à luz, a fêmea limpa com a língua, durante horas, o interior da bolsa e sua região genital. Devido ao diminuto tamanho do filhote, o nascimento em si não demanda muito esforço.
O canguru recém-nascido é pouco mais do que um feto que respira. Assim que nasce, aproximadamente do tamanho de um caroço de feijão cozido, ele sobe pela barriga da mãe até sua bolsa e permanece lá dentro durante cerca de seis meses, agarrado a uma das quatro tetas, apenas alimentando-se.
Como o canguru ainda embrionário consegue achar a teta da mãe é um mistério. Neste estágio ele é completamente cego, portanto, provavelmente usa seu faro.
Só quando os bebês atingem um mês de idade é que suas mandíbulas estarão desenvolvidas o suficiente para eles soltarem a teta da mãe.
A partir daí, o bebê começa a deslocar-se dentro da bolsa, testando seus m
A partir daí, o bebê começa a deslocar-se dentro da bolsa, testando seus m
Colado à mãe. Um bebê de canguru cinza com quatro ou cinco semanas de idade agarrado a uma teta na bolsa de sua mãe.
Embora ainda cego e sem pelagem. suas patas traseiras já estão bastante desenvolvidas.
Os filhotes emergirão da bolsa, pela primeira vez, por volta dos sete meses de Idade.
Se o número de filhotes é maior do que o de mamilos, os filhotes excedentes morrem. Depois de saírem da bolsa, eles permanecem perto da mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário