O QUE ACONTECE DURANTO O CICLO MENSTRUAL?
O primeiro dia do ciclo começa a menstruação- quando o organismo elimina a preparação do útero (revestimento) que tinha feito para receber o embrião e começa a produzir tudo de novo. Já que o óvulo anterior não fecundado, um outro óvulo começa a amadurecer no ovário. Isso acontece mais ou menos no final da menstruação ( ao redor do quarto ou quinto dia do ciclo), quando o óvulo está maduro, ele é expulso do ovário e é captado pela tuba uterina, isto é a ovulação, que ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. É nesta fase que a mulher está "fértil", ou seja, propensa a engravidar, se ocorrer uma relação sexual desprotegida nesse período, as chances de um espermatozóide fecundar o óvulo são maiores.
Enquanto isso, a mucosa do útero fica mais espessa e com mais vasos sanguíneos, pois ele precisa estar preparado caso aconteça uma gravidez, se houve a fecundação, o embrião se prende ao útero e começa a se desenvolver, caso contrário, o óvulo se desintegra.
Aí começa o período pré-menstrual, depois a história se repete: começa a menstruação e inicia-se um novo ciclo.
Durante o ciclo a produção de hormônios também varia, no começo, as taxas de progesterona e estrógeno estão baixas, assim que o óvulo começa a amadurecer ( quarto ou quinto dia do ciclo), a produção de estrógeno vai aumentando, atingindo o seu pico com a ovulação. A partir daí começa a aumentar a produção de progesterona, que supera a de estórgeno no final do ciclo. Com a menstruação ( inicio de um novo ciclo), as taxas caem de novo.
Esse blog faz parte do trabalho realizado com a 7ªsérie/ 8ºano B da EE Prof. Homero Calvoso e tem por objetivos trocar informações,idéias,manter contato com todos os alunos da sala,publicar os trabalhos realizados pela turma,explorar descobertas recentes,conferir conteúdos complementares aos assuntos abordados em sala de aula e trazer informações para todos aqueles que visitarem nossa página.Serão disponibilizados textos informativos,reportagens,acontecimentos,vídeos e dicas interessantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário