As regiões próximas ao equador possuem dias de duração mais uniforme ao longo do ano com doze horas de dia e doze horas de noite. Na região tropical delimitada pelo trópico de Capricórnio e pelo trópico de Câncer o Sol passa pelo zênite duas vezes ao ano, exceto sobre os próprios trópicos em que há apenas uma passagem.
O fenômeno das estações torna-se mais acentuado na medida em que nos aproximamos das regiões polares. Nas regiões temperadasmais ao norte do trópico de Câncer e mais ao sul do trópico de Capricórnio o Sol nunca atinge o zênite em qualquer época do ano. Nas regiões mais ao norte do círculo polar ártico e mais ao sul do círculo polar antártico o Sol está sempre acima do horizonte durante o verão e sempre abaixo do horizonte no inverno. A duração do ano para o calendário gregoriano não é baseada no tempo de translação mas sim no ano trópico, medido de solstício a solstício . Devido a precessão dos equinócios o ano trópico é um pouco mais curto que o ano sideral .
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uFe-1OoTJjpob3hKYwjYFX97GiG_TMVQ8CrO9mqAWYO3o1YOawVGGmBlOI4QyDZYx01nelzrdVF85BO7sVec98lhghVs7JPocLghofvZ-cfkKm83kjWwE1LznSm0Gr3dJRNYU0S1Tb2lRhXalEqTUWLcqyW_Vv9h9-pKloixI-ddVU704MnVEtKOIlDgpTBhMU07devMcJsjQVG4847jToQoCvlQdxwyWbwr_alJAp-vZ4Q6NhfAb13TJfKeVBKA=s0-d)
Nenhum comentário:
Postar um comentário